Entrevista: Artigo na Revista Guitarra Clássica    

 • Biografia
- Nascido em Caldas da Rainha no dia 25 de Outubro de 1973;

- Inicia a sua formação musical em 1990 com o professor Vasco Agostinho, nos anos seguintes passaria pelo Orfeão de Leiria e o Conservatório de Caldas da Rainha na disciplina de viola (guitarra clássica).
Paralelamente também se dedica ao estudo da guitarra eléctrica;

- Trabalha na construção e reparação de cordofones com Carlos Tavares (1998 a 2003);

- A partir de 1999 foi-se interessando pelos instrumentos antigos e pela sua construção, iniciou o trabalho neste campo com o músico Joaquim António Silva, membro dos grupos de música antiga “La Batalla” e “Concerto Atlântico” dirigidos por Pedro Caldeira Cabral. Neste período constrói vários protótipos de instrumentos antigos (idade média e renascimento) e recebe as primeiras encomendas.

- Participa nas primeiras edições da feira medieval de Óbidos nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006, e tem alguns dos seus instrumentos expostos no centro da juventude de Caldas da Rainha, exposição integrada nas actividades relacionadas com o mês da música, em Outubro de 2004.

- Apresenta-se também como músico, com o grupo de teatro Criadores de Imagens, no teatro de rua de Gil Vicente “Romagem de agravados” em 2002 e 2003, com o grupo coral Cant’arte e em eventos de reconstituição histórica. É membro do grupo Jogralesca que se dedica a interpretação de música da idade média e renascimento em instrumentos históricos. Integra desde 1999 o “Coral das Caldas da Rainha”.

- Durante o ano de 2004 frequenta o atelier de construção de instrumentos de Fernando Meireles em Coimbra, neste contexto colabora no restauro e conservação dos instrumentos musicais pertencentes à “Colecção Lousã Henriques”.

- Em Fevereiro de 2005 participa no “1º Colóquio sobre recriação histórica”, que se realizou em Óbidos, onde apresenta o trabalho: “A reconstituição dos instrumentos de cordas da idade média”.

- Em Junho do mesmo ano frequenta o curso, “Manutenção de Instrumentos Históricos de Corda Dedilhada”, ministrado pela Liutaio Italiana Anna Radicce e que decorre na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
No seguimento da participação neste curso recebe a encomenda de uma viola de cinco ordens (guitarra barroca) para o conservatório. No início de 2006 o instrumento é entregue, ficando a fazer parte do acervo de instrumentos musicais do Conservatório Nacional.

- Participação na exposição e catálogo, “As Idades do Som – formas e memórias dos instrumentos musicais construídos manufacturalmente e perspectivas de futuro”, organizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional e que decorre inserida na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa de 24 de Junho a 2 de Julho de 2006.

- Participa da primeira edição dos “Encontros com a Guitarra” que se realiza em Coimbra nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2006, com a orientação de Pedro Caldeira Cabral e a organização da Orquestra Clássica do Centro e do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

- Em 2007 participa no primeiro “Encontro Nacional de Luthiers”, organizado pela Academia de Música de Paços de Brandão, onde faz uma apresentação sobre as técnicas de construção dos instrumentos da idade média. Nos anos seguintes volta a ser convidado e faz uma apresentação em 2009 desta vez com o tema “A Construção da Viola de Mão Ibérica Renascentista”.

- Em Março de 2008 é convidado a participar no “Festival Nacional de Guitarra”, organizado pelo Conservatório de Ourém e Fátima, onde apresenta a exposição / conferência “Construção e Evolução da Guitarra”.
No mesmo ano realiza uma exposição, que inclui uma visita guiada com explicações sobre os instrumentos, no castelo de Santa Maria da Feira.
Em Dezembro do mesmo ano participa no “Festival de Guitarra de Terras de Santa Maria”, realizado entre 5 e 8 desse mês igualmente em Santa Maria da Feira.

- Em 2010 participa no “Festival Guitarra Portuguesa”, que se realiza entre 10 e 13 de Junho onde apresenta uma comunicação, em conjunto com Pedro Caldeira Cabral, sobre a construção da Guitarra Portuguesa.

-Em 2011 participa nos cursos de verão “Músicaldas”, da responsabilidade do conservatório de Caldas da Rainha, onde realiza dois workshops sobre manutenção de instrumentos de cordas e, em conjunto com o alaudista Rafael Bonavita, uma apresentação / concerto com o título, “A Família das Violas em Portugal - Aspectos sobre a sua construção e desenvolvimento do Renascimento aos nossos dias”.
No ano seguinte é convidado a participar nos cursos de música antiga de Castelo Branco onde realiza um workshop e apresentação sobre este mesmo tema.

- Tem-se interessado igualmente pela investigação sobre a construção dos nossos cordofones populares, nomeadamente pela viola campaniça. Nesse âmbito participou nos encontros sobre violas de arame em Castro Verde e apresentou trabalhos sobre a sua construção (2011) e sobre o restauro de uma viola campaniça original do séc. XIX (2013).
Ainda em 2013 escreve um artigo para a revista “Identidades” com o título,” A recuperação da viola campaniça e a sua construção historicamente informada”.

-Ao longo destes últimos anos tem contado com a ajuda e colaboração de Pedro Caldeira Cabral na realização de réplicas históricas de instrumentos musicais de cordas, tendo colaborado no restauro de instrumentos pertencentes à colecção deste músico e investigador.
Mais recentemente tem colaborado com o professor Manuel Morais nomeadamente num projecto de construção e reconstituição de um machete com técnicas antigas.
Nos últimos 10 anos construiu cerca de 60 instrumentos para músicos nacionais e estrangeiros, nomeadamente para a Bélgica, Espanha e Brasil. Dedica-se igualmente ao restauro, tendo restaurado vários instrumentos antigos originais, nomeadamente violas românticas, alaúdes etc.
Mantém um trabalho constante de pesquisa e investigação sobre estes temas.


Fevereiro de 2014
 
 
 
  © 2006-2017 Orlando Trindade.com - Todos os direitos reservados.

 

  Desenhado para I.E. 5.x ou superior / 1024x768